2 xícaras de arroz arbóreo;
100g de queijo Brie;
1 tablete de caldo de galinha ( derreta-o em 1 litro de água) reserve o líquido quente;
200 g de presunto fatiado e cortado em quadradinhos;
1 colher (sopa) de manteiga e 1 de azeite;
1 cebola pequena e 3 cabeças de alho, cortados em quadradinhos pequenos;
1 pitada de sal;
1 xícara de ervilha ( da congelada);
Pimenta do reino a gosto;
Champignon dourado na manteiga e palmito picadinho a gosto.
MODO DE PREPARO:
Numa panela, doure a cebola na manteiga e azeite e uma pitada de sal, até que fiquem translúcidas sem amarelar (esse processo leva uns 10 minutos); acrescente o alho e deixe dourar, sem amarelar;
Acrescente 1 concha do líquido quente e deixe cozinhar as cebolas, até que você perceba que a água secou e há apenas o azeite com a cebola e alho.
Ferva, no microondas, as ervilhas com 1 copo de água e 1 pitada de sal. Escorra e reserve.
Junte o arroz e doure, mexendo sem parar para não mudar a cor do arroz. Esse processo também demora uns 10 minutos e é o mais importante, pois vai criar uma camada externa crocante, em cada grão de arroz, evitando que, durante o cozimento, o risoto fique grudento.
Acrescente aos poucos, 2 conchas do líquido no arroz e mexa constantemente.
A maneira para você saber quando acrescentar novas conchas de líquido, é fazer um risco com a colher no meio da panela e quando aparecer o fundo, este será o momento de acrescentar mais 2 conchas de líquido.
Após repetir esse processo umas 3 vezes, você poderá fazer pequenas provas, até sentir os grãos cozidos e o líquido mais cremoso. Nesse momento, abaixe o fogo e acrescente o restante dos ingredientes, deixando o queijo Brie por último.
Sirva num refratário de vidro ou num rechaud.